QUEM SOMOS

O nosso Projeto


Procurando intervir ativamente na promoção do consumo de água da torneira da rede pública, para beber, no nosso território e na mitigação dos efeitos das alterações climáticas, os alunos das turmas D e G de 11.º ano e em colaboração com os alunos de 12.º ano do Curso Profissional Técnico Comunicação Gráfica, com uma participação e envolvimento muito especial da aluna Inês Ferreira, estão a desenvolver o projeto bIN, Be part of the solution! que tem como parceiros o Município de Vila Nova de Famalicão, a empresa Águas do Norte e a Fundação Castro Alves. A mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e a afirmação territorial de um hábito sustentável assumem-se como pilares estratégicos deste projeto.


 



Pequenas ações com grande impacto

Portugal é o quarto país da Europa com maior consumo per capita de água engarrafada, com um consumo médio de 146,4 L por habitante, de acordo com dados publicados pela indústria nacional do sector.

A indústria das águas minerais e de nascente coloca anualmente no mercado nacional mais de mil milhões de embalagens de água engarrafada, das quais 85%, aproximadamente 911 milhões, correspondem a embalagens de plástico, o que, levando em consideração o peso médio de uma garrafa de plástico (19,32 g), equivale a cerca de 17 600 toneladas de resíduos de plástico provenientes unicamente do consumo de água engarrafada.

Considerando os elevados níveis de qualidade da água da torneira da rede pública que chega ao nosso território e o impacto ambiental negativo que representa o consumo de água engarrafada, nomeadamente no que se refere aos resíduos produzidos, e em particular à de resíduos de plástico, à produção de CO2 e ao consumo de energia, sendo simultaneamente menos vantajosa para o consumidor do ponto de vista económico, é do interesse de todos os cidadãos que se promova o consumo de água da torneira da rede pública. Esta é uma opção saudável e natural que pode responder à maioria das suas necessidades.

Estima-se que o consumo de água da torneira da rede pública, para além de ser a opção mais barata - um litro de água da torneira custa 280 vezes menos do que um litro de água engarrafada - é também a melhor opção do ponto de vista da sustentabilidade. Por exemplo, se cada um de nós passar a consumir água da torneira em vez de adquirir uma garrafa de água de 500 ml/dia, pode, anualmente, evitar a produção de 5 kg de resíduos e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 25 vezes.


Procurando intervir ativamente na promoção do consumo de água da torneira no nosso território e na mitigação dos efeitos das alterações climáticas - objetivo 13 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - pretendemos desenvolver uma campanha alargada de sensibilização dos cidadãos para que optem pelo consumo de água da torneira em substituição da água engarrafada, a adesão de diferentes entidades ao nosso movimento, de modo a que estas passem a disponibilizar água da torneira aos seus clientes e colaboradores, e a criação de suportes de divulgação das entidades que optem pelo consumo, em exclusivo, de água da torneira.

Estamos certos que estas ações se vão traduzir em ganhos de sustentabilidade e de responsabilidade ambiental para todos os envolvidos. 

 

As alterações climáticas são já uma realidade: as temperaturas estão a aumentar, os padrões de pluviosidade estão a mudar, os glaciares e a neve estão a derreter e o nível médio do mar a aumentar. Para evitar os impactes mais graves das alterações climáticas devemos agir rapidamente e contribuir para a diminuição de forma célere das emissões globais de gases com efeito de estufa.

Os gases com efeito de estufa são emitidos através de processos naturais e das atividades humanas. O mais importante gás natural com efeito de estufa na atmosfera é o vapor de água. No entanto, as atividades humanas libertam grandes quantidades de outros gases com efeito de estufa, incrementando as concentrações atmosféricas desses gases, o que, por sua vez, aumenta o efeito de estufa e provoca o aquecimento do clima. 

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

  • Desconstruir mitos que têm colocado em causa a segurança do consumo da água da torneira;
  • Incentivar as pessoas, entidades e empresas a consumir água da torneira em substituição da água engarrafada através de ações de sensibilização de proximidade e com públicos alvo diferenciados;
  • Procurar que os alunos demonstrem responsabilidade nos seus próprios comportamentos e incentivem os seus círculos de familiares e amigos a adotarem uma prática mais responsável do ponto de vista ambiental e da sustentabilidade;
  • Sensibilizar a comunidade para o impacto na utilização de recursos e na poluição causada pelo consumo da água engarrafada;
  • Procurar uma contribuição decisiva para a mitigação das alterações climáticas;
  • Potenciar e incentivar um multilateralismo que permita progredir rumo a um mundo mais equitativo, inclusivo e sustentável.

EIXOS ESTRATÉGICOS

  • Água da torneira em Vila Nova de Famalicão é segura e de excelente qualidade.
  • Consumo de água engarrafada e o seu impacto na produção de resíduos. 

NOSSA EQUIPA

Conheça os nossos parceiros



E AGORA?

Apoie o nosso Projeto

 

© 2022 bIN Be Part of the Solution | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora